O ator e realizador britânico Richard Attenborough morreu aos 90 anos, disse, este domingo, o seu filho ao canal britânico BBC.
Corpo do artigo
Attenborough, um dos mais importantes atores do Reino Unido, morreu este domingo ao meio-dia, de acordo com a estação pública de televisão britânica.
O ator e posteriormente realizador, irmão do famoso antropólogo e apresentador de documentários Sir David Attenborough, protagonizou filmes como "A Grande Evasão" ou "Parque Jurássico".
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, já prestou homenagem a Richard Attenborough, através da rede social Twitter, assinalando que morreu "um dos grandes do cinema" e recordando o seu desempenho "brilhante" no filme "O pior dos pecados" (1947) e a realização "surpreendente" de "Gandhi", filme de 1982 pelo qual ganhou dois Óscares de Hollywood.
Segundo o jornal britânico "The Guardian", Richard Attenborough vivia há um ano num lar de idosos, na zona oeste de Londres, já só se movimentando com o auxilio de uma cadeira de rodas, desde que sofrera um ataque cardíaco que o deixou em coma durante dois dias e do qual nunca recuperou totalmente.
Nascido em Cambridge, em 1923, Richard Attenborough, que entrou no mundo do cinema logo aos doze anos, era casado com a atriz Sheila Sim, de quem teve um filho e duas filhas.