
Uma rádio pirata a agitar uma revolução, "Com os punhos cerrados" foi a longa-metragem vencedora do 18.ºFestival de Cinema Luso-Brasileiro, que terminou, este domingo, em Santa Maria da Feira. A portuguesa Beatriz Batarda arrebatou o prémio de Melhor Atriz, com o filme "Yvone Kane".
Num ano em que o festival apresentou o maior número de sempre de longas em competição (dez), o palmarés foi bastante diversificado. Da seleção, apenas "Yvone Kane", de Margarida Cardoso, era portuguesa (co-produção brasileira), uma opção da organização, reflexo da falta de apoios ao cinema.
"Com os punhos cerrados", de Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti, venceu como Melhor Filme e o "Jogo das decapitações", de Sérgio Bianchi, o Prémio Especial do Júri. "Casa Grande", de Fellipe Gamarano Barbosa, foi a Revelação e Paulo André o Melhor Ator, por "O homem das multidões".
Nas curtas-metragens, "La llamada", de Gustavo Vinagre, foi o Melhor Filme. Os portugueses Diogo Costa Amarante, com "As rosas brancas", e Rodrigo Areias, com "Cinema", foram distinguidos com o Prémio dos Cineclubes e a Menção Honrosa do Júri, respetivamente.
