Lima, avançado do Belenenses, está a ser seguido pelo F. C. Porto. A excelente exibição no jogo da Taça de Portugal, no qual marcou dois golos aos dragões, ficou na retina. Mas não é o único a merecer atenção. Djalma, do Marítimo, também tem sido observado.
É rápido, explosivo, pode jogar como segundo avançado ou encostado a um dos flancos. Lima, avançado brasileiro do Belenenses, está a ser um dos jogadores em destaque no campeonato português e tem chamado a atenção dos responsáveis do F. C. Porto, na perspectiva de reforço da linha ofensiva para a próxima época. O passe do futebolista pertence ao Astral Esporte Clube, emblema brasileiro que o emprestou aos azuis do Restelo e estes, por seu turno, têm o direito de opção de compra até 31 de Maio, o que pode constituir um entrave a uma eventual transferência.
A excelente exibição na eliminatória dos oitavos-de-final da Taça de Portugal chamou a atenção dos responsáveis portistas, muito por força dos dois magníficos golos marcados ao guarda-redes Beto. Rodrigo José Lima Santos tem 26 anos (nasceu a 11 de Agosto de 1983) e está na idade limite para uma transferência rumo a um clube de grande dimensão, tendo como mais-valias a adaptação ao campeonato nacional e o facto de ser um dos nomes mais sonantes do conjunto do Restelo. Trata-se de um elemento que tem sido titular absoluto e já contabiliza quatro golos na Liga, na presente temporada.
A primeira vez que actuou em Portugal remonta à temporada 2003/04, quando alinhou no Vizela, nos escalões secundários. Depois, passou por vários emblemas do futebol brasileiro, destacando-se a presença no plantel principal do Santos, em 2008, o clube do mítico Pelé. No início da presente temporada, transferiu-se para o Belenenses, por acção do agente FIFA Gaspar Freire, que gere os interesses desportivos do futebolista na Europa.
Confrontado com a possibilidade de se mudar para os dragões, Lima não escondeu que "qualquer jogador gostaria de jogar no F. C. Porto". E fez uma revelação: "No final do jogo da Taça, em pleno relvado, o professor Jesualdo Ferreira deu-me os parabéns pela exibição, o que me deixou imensamente feliz".
Mas há outros jogadores da Liga que têm merecido a atenção do F. C. Porto, entre eles o avançado Djalma, do Marítimo, que esteve para se transferir para o Dragão no último defeso. Também é um jogador que pode actuar encostado a uma das faixas do terreno ou, então, no apoio directo ao ponta-de-lança. Tem 22 anos (nasceu a 30 de Maio de 1987) e já marcou cinco golos na presente edição do campeonato português.
