
Pinto da Costa recebeu Dragão de Honra
Ivan Del Val / Global Imagens
Fervor portista na gala de entrega dos prémios relativos à época passada teve como momento alto a entrega do Dragão de Honra a Pinto da Costa, que prometeu servir o F. C. Porto enquanto tiver forças.
No final de um dia de emoções muito fortes para o F. C. Porto, a gala dos Dragões de Ouro premiou os melhores da temporada 2012/13, num espetáculo que também serviu para recordar os grandes momentos vividos pelo clube ao longo dos 120 anos de história, ontem comemorados.
Abrilhantada com a presença de muitas figuras do universo portista, do presente e do passado, a noite no Dragão Caixa teve glamour e muitos sorrisos na plateia, onde estava a totalidade do plantel portista, que vibrou com performances de Rui Massena, Inês Santos e Fernando Ribeiro (Moonspell), com o humor de Herman José.
Os galardões foram intercalados com peças humorísticas e vídeos alusivos às grandes vitórias, nacionais e internacionais, do F. C. Porto, não apenas no futebol, mas também das modalidades, com destaque para o hóquei em patins. Os aplausos foram mais do que muitos, quando no ecrã gigante surgiram os golos de Viena ou as imagens dos primeiros mandatos Pinto da Costa na presidência do emblema azul e branco."
Houve momentos especiais, como as subidas ao palco de Artur Jorge, que recordou a memorável vitória na final da Taça dos Campeões Europeus de 1987 sobre o Bayern de Munique, e de Fernando Santos, o "engenheiro do penta", emocionado a ponto de dizer que o F. C. Porto "não sai do coração".
Kelvin, vencedor do prémio para o Atleta Jovem do Ano, também foi muito aplaudido, pois no Dragão ninguém esquece o golo marcado ao Benfica, aos 90+2 minutos do jogo do título da época passada. Em vídeo, desde o Mónaco, João Moutinho, eleito o Jogador do Ano, enviou uma mensagem em que se disse "orgulhoso" com o galardão e desejou "sucesso" ao clube para o futuro.
André Villas-Boas, vindo diretamente de Londres, também subiu ao palco, mas foi D. Januário Torgal Ferreira que entregou a Pinto da Costa o Dragão de Honra, no momento da maior ovação da noite. "Este é um dia especial, mas tenho de dizer que o dia mais importante da história do F. C. Porto foi o da sua fundação. Nesse dia, o clube iniciou uma grande maratona. Desde 1982, cumpro a minha parte nesta corrida. O F. C. Porto corre para a eternidade", afirmou o presidente portista, num discurso emocionado em que recordou todos os dirigentes e treinadores já falecidos, que contribuíram para o sucesso azul e branco nas últimas décadas.
"Sou um presidente orgulhoso, não do que faço, mas dos adeptos que nos ajudam e contribuem para as nossas vitórias", afirmou Pinto da Costa, antes de um elogio muito especial a Jackson Martínez, a quem chamou o homem do ano.
* Com Sara Oliveira e José Pedro Gomes
