O defesa esquerdo do Tourizense, Alex, morreu este domingo durante o jogo da sua equipa contra o Carapinheirense, da Série E do Campeonato Nacional de Seniores. O jogador, de 20 anos, caiu inanimado no campo aos sete minutos, tendo o jogo sido interrompido. Era a estreia como titular.
Corpo do artigo
O jogo tinha começado há pouco tempo. Sem que nada o fizesse prever, Alexandre Marques, conhecido por Alex no mundo do futebol, tombou. As tentativas de reanimação foram infrutíferas. No relvado, todos ficaram em choque.
Era o primeiro jogo como titular de Alex no clube de Touriz. O colega que atua habitualmente nessa posição está a efetuar um período de experiência no Marítimo. Pouco tempo depois do início do encontro, Alex sentiu-se mal e caiu desamparado no relvado, gerando-se um ambiente de angústia no Parque Desportivo Visconde do Vinhal.
Ao local ainda acorreram os Bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha e uma ambulância do INEM, na tentativa de reanimar o jogador. Foram feitas várias manobras de reanimação no exterior do estádio, mas sem sucesso, tendo o óbito sido declarado pouco depois. "A partir daí deixou de haver condições para se realizar o encontro", explicou, ao JN, o vice-presidente do Tourizense, Armando Costa.
Resposta tardia do INEM?
Em declarações à TVI 24, o presidente do clube, Jorge Alexandre Marques, considerou que a assistência foi tardia. "Por azar, os bombeiros tiveram um acidente e o INEM andou perdido e não conseguia chegar ao local. Perderam-se assim uns 20 minutos".
O dirigente assegurou que que nunca foi detetado nenhum problema nos exames a que Alex foi submetido no clube, nem havia conhecimento de que tivesse quaisquer antecedentes cardíacos.
Alex, que estava a tirar o curso de massagista e fisioterapia, chegou esta temporada a Touriz, vindo do Esposende, clube da terra natal. Fez grande parte da formação no F. C. Porto, de onde saiu definitivamente em 2010, tendo, pelo meio, sido emprestado ao Padroense.
Campeão no F.C. Porto
Nos "dragões" foi campeão nacional de juniores B na sua última temporada, num grupo onde jogavam os internacionais sub-21 Tiago Ferreira e Tozé, e onde a equipa técnica era formada por Pedro Emanuel e Paulinho Santos. Esta temporada, Alex tinha participado em seis jogos pelo Tourizense. Frente ao Carapinheirense, fazia a sua estreia no 11 inicial.
O corpo de Alex foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal de Coimbra. Durante a tarde, uma equipa de psicólogos deslocou-se a Touriz para acompanhar os jogadores. "Eles são muito jovens, é muito complicado lidar com uma situação destas", justifica Armando Costa.
