
Vanessa Mae tornou-se conhecida como violinista
Michael Kappeler/EPA
A estrela do violino Vanessa Mae foi suspensa durante quatro anos pela Federação Internacional de Esqui, por cometer uma fraude que lhe permitiu competir nos Jogos Olímpicos Sochi 2014.
Depois do sucesso mundial que teve na música, Vanessa tinha outro sonho: competir numas olimpíadas de inverno e, para isso, precisava de se qualificar.
Nascida em Singapura mas com nacionalidade britânica, Vanessa assumiu o sobrenome do pai (Vanakorn) e participou num evento de qualificação como tailandesa - a nacionalidade do progenitor. E aí começou o esquema.
A Federação Internacional de Esqui descobriu que o evento teve inúmeras irregularidades, todas aceites pelos juízes (também eles suspensos), apenas para que Vanessa conseguisse os pontos necessários para ir a Sochi.
A artista/atleta competiu na Rússia, mas o crime não compensou: fez um tempo de 3,26 minutos no slalon gigante, foi última, ficou a mais de 11 segundos da penúltima e a quase um minuto da vencedora. É caso para dizer: para esquiadora, Vanessa tem muito jeito para tocar violino!
