A EDP inaugura hoje, quinta-feira, mais um parque eólico nos EUA, englobado nos 4 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) que a eléctrica quer investir até 2012. Nos próximos três anos serão criados cinco mil empregos.
Corpo do artigo
A eléctrica nacional, através da EDP Renováveis, vai investir quatro mil milhões de dólares em parques eólicos no mercado norte-americano até 2012. Investimento este que irá criar cerca de cinco mil empregos directos, e mais 800 por cada 100 MW (megawatts). Os números foram apresentados, ontem, em Washington pelo presidente da EDP, António Mexia, que foi recebido durante a tarde pelo secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, sendo o primeiro português a reunir-se com a Administração Obama.
O objectivo é "sensibilizar" a presidência dos Estados Unidos para a importância das energias renováveis quando está em cima da mesa uma nova legislação para o sector. O encontro servirá, assim, não só para que a empresa portuguesa apresente o seu plano de investimento nas energias limpas, como também perceber quais as medidas que o presidente dos EUA, Barack Obama, tenciona implementar no futuro. "É fundamental perceber quais são os objectivos dos Estados Unidos em matéria de energias renováveis", afirmou António Mexia, durante a conferência de imprensa. "Não nos temos cansado de felicitar a actual Administração pelos esforços feitos para o desenvolvimento das renováveis", concluiu. Até agora, os incentivos dados pelo Estado norte-americano à EDP ascendem a 109 milhões de dólares, o que representa 10% do total que foi atribuído ao sector no seu conjunto.
Para Timothy Geithner, "a participação da Horizon Wind's no programa Recovery Act's 1603 é um exemplo de uma real parceria entre o Estado e o sector privado". Segundo o governante, este programa irá impulsionar o investimento na produção de energias renováveis que, por sua vez, irá criar emprego e dinamizar a economia do país.
Englobado no investimento previsto pela EDP está o Meadow Lake, mais um parque eólico que inaugura hoje nos EUA. Situado no Estado do Indiana, o parque tem uma capacidade instalada de 200 MW e 121 turbinas em actividade. A energia nele produzida permite, em média, abastecer cerca de 60 mil casas por ano.
Nos EUA, a EDP Renováveis está presente em 21 estados, e tem actualmente 5,6 GW (gigawatts) de capacidade instalada, que deverá ascender a 10,5 GW em 2012.