Primeiro-ministro congratulou-se hoje, quarta-feira, com o desempenho da economia portuguesa, que subiu 1,7% no primeiro trimestre em relação ao período homólogo de 2009 e 1% em relação ao trimestre anterior.
Corpo do artigo
"Portugal registou o maior crescimento económico da Europa no primeiro trimestre deste ano", disse José Sócrates, salientando que a "economia recuperou e está a recuperar".
"Portugal foi o primeiro país a sair da condição de recessão técnica e o que melhor resistiu à crise", frisou o primeiro-ministro, acrescentando que, no pico da crise, em 2009, a economia portuguesa decresceu 2,7% comparativamente com os 4% que se registaram noutros países europeus.
José Sócrates falava durante uma visita à nova fábrica de papel da Portucel, em Setúbal, onde salientou a importância daquele grupo económico e do sector exportador para a economia portuguesa.
"Os heróis da recuperação [económica] são fundamentalmente as empresas do sector exportador e foi por isso que, hoje, viemos a esta fábrica", justificou o primeiro-ministro.
Antes da intervenção de José Sócrates, o presidente do conselho de administração da Portucel, Pedro Queirós Pereira, afirmou que, com a entrada em funcionamento da nova unidade industrial (em Novembro de 2009), a empresa aumentou as vendas em 11 % e o 'cash flow' operacional em quase 26%.
Questionado pelos jornalistas sobre as propostas do PSD para reduzir os salários dos políticos em 2,9% e sobre as medidas do governo espanhol de cortar os salários dos funcionários públicos em 5%, José Sócrates remeteu qualquer comentário para mais tarde.
