Os líderes da União Europeia prometeram, esta sexta-feira, evitar que a Grécia entre em incumprimento, mas condicionaram a ajuda financeira a este país a um novo pacote de austeridade no valor de 78 mil milhões de euros.
Corpo do artigo
"Concordamos que deve haver um novo programa [de ajuda financeira suplementar] à Grécia", disse hoje à imprensa a Chanceler alemã, Angela Merkel, antes da sessão final da Cimeira Europeia, que decorre em Bruxelas, citada pela agência financeira Bloomberg.
"Esta é uma decisão importante que indica que mais uma vez vamos fazer tudo para estabilizar o euro como um todo", esclareceu Ângela Merkel, enquanto o primeiro-ministro, George Papandreou, se comprometeu a fazer aprovar no Parlamento grego um novo pacote de cortes orçamentais na próxima semana.
O governo grego "fará tudo o que for necessário" para estabilizar a economia da zona euro, salientou o responsável.
Os líderes do Conselho Europeu anunciaram na quinta-feira que estariam de acordo com um novo programa de ajuda financeiro, mas condicionaram-no à aprovação de novas medidas de austeridade que devem ser aprovadas e postas em práticas pelo executivo grego.