Sindicato diz que investimento da Rio Tinto seria um contributo decisivo para economia nacional
A possibilidade de as minas de ferro de Torre de Moncorvo voltarem a ser exploradas agrada ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, que considera que o projecto pode dar uma contribuição decisiva à economia do país.
Corpo do artigo
"Um recurso mineral tão importante como este, tão importante para a economia nacional e para a criação de postos de trabalho é uma contribuição decisiva para ajudar a ultrapassar este momento muito crítico da vida nacional", afirmou à Lusa José Maria Isidoro, da direcção do sindicato.
Lembrando que o sindicato dos mineiros defende a reabertura das minas há vários anos, o sindicalista sublinhou que caso o investimento avance, a exploração dará "para as necessidades do país e ainda para exportar".
"As minas de ferro de Moncorvo são umas minas encerradas há muitos anos, onde existem milhares de toneladas de ferro bruto por explorar", referiu.
Os australianos da Rio Tinto, a maior empresa de minas do mundo, querem investir cerca de mil milhões de euros na exploração de ferro em Portugal, disse fonte próxima das negociações à agência Lusa.
O projecto será realizado nas minas de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes, um dos maiores depósitos de minério de ferro da Europa, com recursos medidos e indicados de 552 milhões de toneladas de minério e recursos inferidos de mil milhões de toneladas.
O investimento está a ser negociado entre o Governo, a empresa que detém a concessão da mina até 2070, a MTI -- Minning Technology Investments, e a Rio Tinto, refere a mesma fonte.
O ministério da Economia confirmou oficialmente que está "a desenvolver negociações com uma das maiores empresas do mundo para um grande investimento no sector mineiro em Portugal", sem, no entanto, avançar qualquer dado sobre o assunto.
Álvaro Santos Pereira já tinha anunciado a 27 de Setembro na RTP que existia uma multinacional que pretendia fazer um grande investimento em Portugal, escusando-se na altura a avançar com detalhes.