OCDE prevê taxa recorde de desemprego em 2013

28/11/2011
A taxa de desemprego em Portugal vai continuar a crescer nos próximos dois anos, atingindo um máximo histórico de 14,2% em 2013, segundo previsões divulgadas esta segunda-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
 
Vasco Neves/Global Imagens

Este valor previsto pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) é o equivalente a quase um desempregado por cada sete trabalhadores portugueses.

A OCDE divulgou esta segunda-feira previsões de um agravamento da economia portuguesa em 2012, traçando um cenário mais pessimista do que o Governo e a Comissão Europeia, com uma contracção do PIB a rondar os 3,2% e a taxa de desemprego a chegar aos 13,8%.

Para 2013, a OCDE prevê uma recuperação de apenas 0,5% do PIB, enquanto a taxa de desemprego atinge os 14,2%, o valor mais alto de sempre registado pela organização para Portugal.

Nas previsões da OCDE, a taxa de 14,2% seria a terceira mais alta entre os 34 membros da organização, inferior apenas à da Grécia (18,7%) e da Espanha (22,7%).

"Vejo com muita preocupação (as previsões divulgadas), mas sabemos que antes de conseguirmos alcançar um processo de ajustamento da economia nacional haverá um aumento da recessão e um agravamento do desemprego antes de as coisas começarem a melhorar", disse à imprensa o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira.

 
 
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora
subscrever

 
 
Mais Economia
29.08.15
O crédito aos particulares continua em níveis mínimos de 2007 mas os novos empréstimos voltaram a subir, o que reflete a confiança dos portugueses...
29.08.15
O crédito ao consumo tem vindo a recuperar e os novos financiamentos bateram máximos já este ano, apesar de o total de empréstimos dos bancos a particulares...
 



Global Notícias - Media Group S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled