
Uma greve dos trabalhadores do setor público nos aeroportos alemães para exigir aumentos salariais de 6,5% obrigou à anulação de centenas de voos, afetando ligações com destino e partida de Portugal.
Segundo o site da Ana - Aeroportos de Lisboa, o voo da TAP entre Lisboa e Frankfurt, que deveria partir às 08.40 horas, foi cancelado.
Outros dois voos da TAP foram cancelados - um para Nice e outro para Toulouse, França, ambos marcados para as 08.15 horas - mas o site não avança a razão do cancelamento.
Uma greve dos trabalhadores do setor público nos aeroportos alemães de Frankfurt, Munique, Dusseldorf, Colónia, Estugarda, Hannover, Bremen, Dortmund e Muenster-Osnabrueck para exigir aumentos salariais de 6,5% obrigou à anulação de centenas de voos.
A Lufthansa, maior companhia aérea alemã, anunciou o cancelamento de mais de 400 voos domésticos, europeus intercontinentais nos referidos aeroportos, devido à greve do pessoal de terra filiado no ver.di.
Da lista das anulações publicada na internet constam os voos LH-1176 Frankfurt-Porto e LH-1177 Porto-Frankfurt e LH-1162 Frankfurt-Faro e LH-1163 Faro-Frankfurt.
A paralisação convocada pelo sindicato ver.di, que representa dois milhões de trabalhadores do setor público, afetou sobretudo os serviços de tráfego em terra, de manutenção, administração e de carga e descarga das aeronaves.
O ver.di exige aumentos salariais de 6,5 por cento e, pelo menos, mais 200 euros mensais para cada trabalhador.
