O plano da 'troika' para a resolução da crise económica da zona euro "não está a funcionar", considerou esta quinta-feira o Nobel da Economia Joseph Stiglitz, considerando que a "austeridade está a enfraquecer a economia" europeia.
"Está claro que o esquema que a 'troika' (composta pelo Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia) está a aplicar na Europa, baseado na austeridade, não está a funcionar. A austeridade está a enfraquecer a economia e isso está a conduzir a um ciclo vicioso recessivo", disse o economista norte-americano citado pela Agência Lusa.
O Nobel da Economia em 2001 proferiu esta quinta-feira, em Maputo, uma palestra intitulada "O Boom dos Recursos Naturais em Moçambique: Como Evitar a Maldição dos Recursos".
Falando à Lusa, Joseph Stiglitz acrescentou que é "necessário que os países europeus compreendam que a austeridade não trará de volta a prosperidade".
Joseph Stiglitz, norte-americano de 69 anos, foi conselheiro para a área da economia dos presidentes Bill Clinton e Barack Obama e desempenhou funções de economista-chefe do Banco Mundial, para além de uma carreira docente em diversas universidades dos EUA.
