
Global Imagens
O número de portugueses com salários inferiores a 310euro/mês aumentou 9,4% face a 2011. O Norte destaca-se como a região que mais contribui para este crescimento, com mais 7600 pessoas neste escalão.
No total, o Norte já emprega 57 mil trabalhadores com salários abaixo de 310 euros. O valor mais elevado entre todas as regiões, representando 37% do total nacional. Segundo os números do Instituto Nacional de Estatística (INE), a segunda região com maior incidência de salários baixos é Lisboa, com 38,7 mil trabalhadores (mais 3400 que há um ano), seguida pelo Centro, com 34,8 mil (mais 800 mil).
Os salários dos portugueses estão a ser pressionados pelo aumento do desemprego, que os empurra para trabalhos mais mal remunerados. O Norte é a região do país com maior número de desempregados (299,6 mil). Ao mesmo tempo, a alteração das regras do subsídio de desemprego, facilitação dos despedimentos, a perda de peso da negociação coletiva, a limitação de contratações no Estado e a própria mensagem política do Governo - que recomenda "moderação salarial" - contribui para uma descida das remunerações.
Ler mais na versão e-paper ou na edição impressa.
