Subida da idade da reforma na Função Pública não afetará pedidos deste ano

10.10.2012 - 14:06
O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, garantiu, esta quarta-feira, que quem efetuar o pedido de reforma até ao final do ano não será penalizado pelas novas regras. Ana Avoila, da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, contraria esta versão e afirma que existirão penalizações.
 
Subida da idade da reforma na Função Pública não afetará pedidos deste ano
foto Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens
Hélder Rosalino, secretário de Estado

"A quem fez o pedido este ano serão aplicadas as regras em vigor este ano, independentemente da data de decisão do pedido", garantiu o governante aos jornalistas, referindo-se à antecipação da idade da reforma para 65 anos proposta aos sindicatos.

Relativamente a mexidas na fórmula de cálculo, que poderão penalizar mais os novos aposentados, Helder Rosalino esclarece que a matéria "está ainda em discussão", mas disse acreditar não haver motivos para uma corrida às reformas até ao final do ano.

Pelo contrário, Ana Avoila explicou que "a alteração da fórmula de cálculo aplica-se a todos os trabalhadores que pediram a aposentação e que ainda tencionam pedi-la até ao final do ano, ou seja, aqueles que têm pedidos de aposentação [bem como aqueles que ainda vão pedi-los] vão ter um corte entre 50 e 60 euros".

O Governo propôs aos sindicatos que a idade da reforma na Função Pública passe para os 65 anos a partir de janeiro.

A idade de reforma na Função Pública é atualmente de 63,5 anos, com o regime de transição em vigor a prever a alteração para os 65 anos apenas em 2014.

 
 
Fazemos Bem JN 300x100
BT Edições Multimédia
 
subscreva já
newsletter diária jn
Receba diariamente no seu e-mail a Newsletter do JN e alertas de última hora

 
 
VER VÍDEO
Live Trailers

Virados do Avesso

Close-upLinklater filmou vida de jovem ao longo de 12 anos
AtualidadeO anúncio das medidas de coação aplicadas a Sócrates
Mais Economia
27.11.14
A TAP contactou a "larguíssima maioria dos passageiros" com voos marcados para domingo e terça-feira para reprogramarem as suas viagens e encara...
27.11.14
A PSP, juntamente com a ASAE, iniciou, esta quinta-feira às 7.00 horas, uma operação especial de prevenção da criminalidade, em Barcelos.
27.11.14
Seis em cada dez consumidores preferem comprar produtos portugueses, sendo o azeite e o vinho as categorias mais procuradas, com mais de 93% a ...
27.11.14
A taxa de desemprego (dos 15 aos 74 anos) estimada para outubro foi de 13,4%, mais 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que o estimado para setembro...
Comentar
Caracteres Disponíveis: 750
Enviar Comentário
Obrigado! O seu comentário ficará visível dentro de momentos.
Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde.

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O JN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados.
Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

48 Comentários

Mais Lidas
21.11.14
O cabecilha de um esquema de casamentos por conveniência de imigrantes paquistaneses no Reino Unido com mulheres portuguesas foi condenado a quatro...
22.11.14
Um britânico perdeu o gato de estimação em 2003, mas nunca deixou de o procurar. Onze anos depois, dono e gato voltaram a reunir-se.


Controlinveste Conteúdos, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Quem Somos |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled