O deputado do PSD Duarte Pacheco destacou esta terça-feira o "aumento da receita do IVA" no mês de janeiro, considerando que "evidencia a recuperação económica" do país e sublinhou o "controlo da despesa".
Em declarações aos jornalistas no Parlamento, Duarte Pacheco considerou que os dados da síntese da execução orçamental, conhecida esta terça-feira, são "boas notícias" apesar de "não permitirem retirar grandes conclusões" por se referirem apenas a um mês.
Os números da Direção-Geral do Orçamento indicam que as administrações públicas registaram um saldo positivo de 638,7 milhões de euros em janeiro.
Para a melhoria do resultado da execução orçamental contribuiu, sobretudo, o comportamento da receita fiscal, com destaque para os impostos diretos, e a antecipação, para janeiro de 2013, da contribuição mensal para o orçamento da União Europeia relativa a fevereiro desse ano", justifica a DGO.
O deputado Duarte Pacheco referiu o "aumento da receita fiscal que sobe 10 por cento", destacando "que sobem todos os impostos incluindo o IVA que sobe muito acima do que estava orçamentado" o que "evidencia a recuperação da atividade económica e maior luta ao combate e evasão fiscal".
"Por outro lado, o controlo da despesa que cai acima do que está no orçamento, quer a consolidada quer a corrente, o que evidencia que o Governo continua no bom caminho no controlo da despesa porque só isso é que permitirá no médio prazo aliviar a carga fiscal dos portugueses", acrescentou.
