Vinte minutos bastaram para que os sete accionistas da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB) aprovassem o nome de Agostinho Mourato Grilo, um licenciado em engenharia militar e civil, de 62 anos, como o novo presidente do conselho de administração (CA) do projecto aeronáutico bejense, substituindo Santos Nicolau, que completava três anos à frente da EDAB.
A indigitação de Mourato Grilo recebeu a abstenção da Associação de Municípios do Distrito de Beja (AMDB), que ocupa a presidência da Assembleia-geral e defende a nomeação de um administrador a indicar pelos sócios minoritários, já que o Estado detém 77,5 % das acções.
O novo presidente do CA tem um mandato de três anos, assumindo hoje funções, enquanto os administradores anteriormente nomeados, José Gaspar e Mário Resende, ocuparão os cargos até Novembro.
Mourato Grilo garantiu que após chegar a Beja vai reunir-se com Santos Nicolau e colocar-se a par de todos os dossiês, «para saber o que está feito e o que falta fazer».
Teixeira Correia
