O primeiro-ministro grego e os credores internacionais de Atenas voltaram a reunir-se esta manhã para tentar chegar a um acordo sobre a ajuda ao país, horas antes da terceira reunião do Eurogrupo da semana e do Conselho Europeu.
Corpo do artigo
O encontro teve início às 9 horas (10 horas em Portugal continental) na sede da Comissão Europeia e nele participam, além de Alexis Tsipras, os presidentes do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker, do Banco Central Europeu (BCE, Mario Draghi, e do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o responsável pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling.
As mesmas personalidades reuniram-se por duas vezes na quarta-feira, sem que se tenha chegado a qualquer acordo sobre a entrega de uma parcela de 7,2 mil milhões de euros da ajuda externa à Grécia, ma próxima terça-feira, dia em que Atenas tem que pagar 1,6 mil milhões de euros de empréstimos ao FMI, sem que tenha dinheiro para isso.
Os encontros multiplicam-se com o aproximar da hora do início da terceira reunião dos ministros das Finanças da zona euro, marcado para as 13 horas (14 horas em Portugal continental).
Hoje e sexta-feira reúne-se também o Conselho Europeu, em que Portugal está representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.