
EPA/ALEXANDROS VLACHOS
O ex-ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, diz que o que se está a passar na Europa visa a saída da Grécia do Euro como parte de um plano da Alemanha para disciplinar os países do Euro Grupo.
A afirmação de Yanis Varoufakis foi publicada domingo à noite, enquanto decorrem negociações decisivas em Bruxelas, no blogue pessoal do ex-ministro. É o excerto de um artigo que será publicado quinta-feira no jornal alemão "Die Zeit".
"Cinco meses de negociação entre entre a Grécia e o Eurogrupo nunca tiveram hipóteses de sucesso", escreve Yanis Varoufakis.
Serviram apenas para aplanar o caminho para o que Wolfgang Schauble, ministro alemão das Finanças, considerava "ótimo" ainda antes do Syriza chegar ao poder: "excluir a Grécia da Zona Euro para disciplinar o estados-membros que estão a resistir a uma reestruturação específica da Zona Euro", acrescenta Varoufakis.
"Isto não é teoria", argumenta Varoufakis. "Sei disto porque Schauble mo disse", acrescenta o ex-ministro grego das Finanças.
"Escrevi este argigo como um europeu que observa o desenrolar de um plano particular para a Europa, o plano do Dr Schauble", explica Varoufakis, deixando duas perguntas aos leitores.
"Aprovam este plano? Consideram este plano bom para a Europa".
