Ex-ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, diz que não se pode falar em recuperação da economia portuguesa e apela, novamente, à renegociação da dívida.
Corpo do artigo
"Não há uma recuperação em Portugal", é assim que Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças grego, olha para a economia nacional, sem grandes dúvidas de que "a Grécia e Portugal são muito semelhantes em muitas coisas importantes e bastante diferentes noutras".
"Em Portugal pode haver quem celebre a recuperação. Mas não há recuperação em Portugal. É inimaginável caracterizar aquilo que aconteceu no último ano e meio em Portugal como uma recuperação. A dívida portuguesa agregada, pública e privada, é insustentável. Por isso, Portugal está tão falido como a Grécia", afirmou, ao jornal Público, um dia antes de vir a Portugal para falar sobre Democratização da Zona Euro.
O economista diz, contudo, que "em Portugal, em particular, o nível de agitação social poderá não ter sido semelhante ao da Grécia e alguns políticos poderão ter conseguido fazer passar a imagem que estão em melhor situação do que nós [gregos]". Além disso, diz, "Portugal beneficiou do facto de a troika tter sido mais cuidadosa na aplicação da austeridade".