
Mark Zuckerberg, co-fundador e chefe executivo do Facebook, casou este sábado com Priscilla Chan. Licenciada em Biologia e Medicina, Chan é uma inspiração para algumas das funcionalidades da rede social mais famosa do mundo. Conheça a mulher da pessoa mais influente da Internet.
Um dia depois de o Facebook entrar para o mercado bolsista, o seu co-fundador e chefe executivo, Mark Zuckerberg, casou com a namorada, com quem mantinha um relacionamento há nove anos, Priscilla Chan.
Desde que deu o nó com a pessoa mais influente da Internet - que com 28 anos já faz parte da lista dos 20 homens mais ricos do mundo - Priscilla está no centro das atenções dos meios de comunicação mundiais.
Segundo o seu perfil no Facebook, Chan tem 27 anos e terminou este ano o curso de Medicina na Universidade da Califórnia, São Francisco. Gosta de tirar fotografias ao seu cão, "Beast", de comer tomate seco e verifica o seu telemóvel de 5 em 5 segundos. Na sua lista de preferências aparecem o presidente americano Barack Obama, a banda Red Hot Chili Peppers, a cantora Britney Spears e a série televisiva "House".
O casamento deu-se poucos dias após a sua formatura. Cerca de cem amigos foram convidados para uma celebração na casa de Zuckerberg em Palo Alto, na Califórnia. Segundo informações do jornal americano "Los Angeles Times", muitos dos convidados achavam que iam comemorar o facto de Priscilla ter terminado o curso, mas foram surpreendidos com uma festa de casamento.
Nascida na cidade de Braintree, em Massachusetts, a jovem conquistou o coração de Mark quando ambos eram alunos da Universidade de Harvard. Chan entrou em 2003 para estudar Biologia e graduou-se em 2007. O Facebook também acompanhou esse momento, exibindo uma fotografia onde está ao lado de Zuckerberg, com o seu chapéu de formatura.
Noutra fotografia de 2007, Chan escreveu que estava com Zuckerberg no jantar de Correspondentes da Casa Branca. "O meu acompanhante estava a usar sapatos!", ironizou na sua página.
Com o curso terminado, Priscilla trabalhou como professora de Ciências numa escola básica em San Jose, na Califórnia. No Facebook, descreveu o seu trabalho como "sair com os pequeninos e tentar explicar-lhes como funciona o mundo".
Em 2008, deixou a escola e entrou na faculdade de Medicina. "A aprender a ser médica", escreveu no seu perfil.
Em 2011, o casal adotou a "Beast", um cão de raça Puli que rapidamente teve um perfil na rede social que o dono criou. "Sou um Puli, que é um tipo de cão pastor húngaro", diz o perfil de "Beast". "Vivo em Palo Alto com o Mark e a Cilla".
Priscilla mostra bastante sentido de humor nas suas publicações. Diz que gosta da dieta "A&W", uma cadeia de restaurantes americanos de fast-food e descreve-se como uma "criatura muito simples".
A profissão de Chan tem ajudado Mark a desenvolver novas iniciativas no Facebook. A formulação da possibilidade de doar órgãos através da rede social, por exemplo, surgiu das conversas que o CEO do Facebook tinha com a namorada sobre o seu trabalho.
"Ela vai ser pediatra, por isso as nossas conversas ao jantar eram muitas vezes sobre as crianças que estava a tratar", explicou Zuckerberg à "ABC News". Chan contou ao namorado que tinha pacientes que estavam "a piorar porque não tinham o órgão de que precisavam". Isso inspirou-o para desenvolver a nova funcionalidade que facilita o contacto entre os doadores e os pacientes que precisam de órgãos.
Priscilla é descendente de uma família chinesa. Mark Zuckerberg disse à "ABC News" que ela o incentivou a aprender mandarim durante um ano, mas ele não teve grande sucesso. Chegou, no entanto, a conseguir manter uma curta conversa com a sua avó.
