
Emma Watson
Miguel ROJO/Afp
Emma Watson esteve no parlamento uruguaio, na sua primeira missão na qualidade de embaixadora da ONU Mulheres, juntando centenas de pessoas que habitualmente não se juntam naquele cenário, nomeadamente adolescentes, políticos e militantes da causa feminista.
"Fiquei muito impressionada por ver tantas pessoas jovens junto ao parlamento aqui no Uruguai", disse Emma Watson, garantindo que "ver este tipo de participação é o que me faz estar aqui e trabalhar em conjunto com a ONU Mulheres".
A atriz, que ganhou fama com a personagem Hermione da saga Harry Potter, viajou até ao Uruguai num momento em que aquele país discute a lei da paridade política.
Há cinco anos foi votada a lei de paridade que garantiu uma percentagem de 30% de mulheres nas listas eleitorais. Contudo, e segundo decidiu posteriormente o parlamento, esta lei será aplicada uma única vez, ou seja, nas eleições gerais que terão lugar no próximo dia 26 de outubro.
A presença de Emma Watson insere-se na campanha que as femenistas uruguaias estão a realizar junto dos candidatos para que estes se comprometam para a continuação da lei da paridade eleitoral.
