
Uma mulher, munida do seu smartphone, quer mudar a forma como o mundo vê o país africano, devastado por décadas de guerra. Tem 50 mil seguidores no Instagram.
Fome, guerra, destruição, ataques terroristas. Palavras que associamos automaticamente à Somália. No entanto, Ugaaso Boocow está determinada a mudar a ideia que o mundo tem do seu país natal . E está a utilizar as redes sociais para o fazer.
Ugaaso é funcionária pública e vive em Mogadíscio, capital somali, com o marido, Hassan. Nasceu na Somália, mas fugiu com os avós para o Canadá quando começou a guerra civil, em 1991(e que, oficialmente, dura até aos dias de hoje). Quando, no ano passado, regressou ao seu país natal para estar com a mãe pela primeira vez em 20 anos, decidiu abrir uma conta no Instagram (@ugaasada) para que os seus familiares e amigos em Toronto pudessem acompanhar o seu dia a dia. "Eles estavam preocupados com a minha segurança por isso decidi publicar fotos e vídeos cómicos para mostrar que há normalidade no meio do caos", explica Ugaaso Boocow ao DN.
(leia mais na edição em papel e no epaper do DN)
