Corpo do artigo
José Anacleto, 73 anos, é um artesão de Gondomar. Transforma lâmpadas fluorescentes velhas em peças diferentes. Começou a dedicar-se a esta arte quando era adolescente. Está em Albergaria-a-Velha para participar na "Hobby-Arte", uma feira de artesanato interactiva, realizada na Praça da República, em Angeja.
"Já dei 14 voltas ao nosso país para divulgar a arte de trabalhar o vidro", realça. Viajou por África do Sul, França e Canadá, uma experiência inesquecível, pois "a minha arte não era conhecida em nenhum destes países", diz orgulhoso. Apelidado de "génio da lâmpada", este artesão faz-se sempre acompanhar pelo filho, que promete continuar o trabalho.
O modelo da Hobby-Arte foi trazido de S. Paulo, no Brasil, por Rosângela Larraz, coordenadora do certame. "Os artesãos trabalham ao vivo e são simultaneamente monitores". O espírito da feira é "criar uma interacção entre visitantes e artesãos, despertando-as para novas artes".
As oficinas são gratuitas, pelo que os visitantes podem realizar trabalhos, com a ajuda dos artesãos, e levá-los para casa.
Vitrofusão, miniaturas em madeira, esteiras de bunho, cestaria, olaria, doces e licores e bordados são algumas das artes presentes no certame que conta com 29 artesãos e que termina às 23 horas de hoje. Sandra Pinho