Corpo do artigo
D
epois de sucessivos adiamentos, finalmente sobrava tempo a António Branco para atender o JN. A preparação do programa que marca o seu regresso à televisão, depois de quase dois anos de ausência, era o motivo. A pessoa, o actor que está por detrás do conhecido palhaço Batatinha começou por dizer que finalmente dispunha de tempo. Mas antes do solavanco que daria origem à primeira questão ouviu-se do outro lado "Vou só chamar o Batatinha".
Sem mais, do outro lado da linha telefónica surgiu uma voz inconfundível de palhaço. "Tenho uma casa nova, pois é", começou por dizer. O formato estreia amanhã às sete horas, na TVI. No próximo fim-de-semana já terá duas edições uma no sábado e outra no domingo, adiantou.
Em plena actuação, o palhaço explicou que o programa se chama "Casa Batatoon" porque se vai passar dentro da sua nova residência. Habitação onde receberá novos amigos, a sua "grande família", como o Ping, a Pong, o Risório, que são os seus brinquedos vivos, a cadela Pulga, o seu velho amigo de sempre, o Ursinho João, o Peixinho Expô e o Sapo Xixi, que vai ser aquele que vai pôr música para as crianças.
"Mas o programa vai ter outras visitas", disse. Da lista dos convidados constam sobretudo acrobatas e cantores. O formato junta números de circo a actuações de cantores que interpretam temas conhecidos dos mais novos.
"O que eu vou fazer é brincar com aqueles que estão lá em casa". Brincadeira é o conceito que move este formato. "Quero que os meninos e meninas vejam a televisão como um brinquedo com o qual podem interagir. A malta do Batatoon vai perceber o que quero dizer".
O segredo para criar empatia com os mais novos, diz, é ser como eles. "É o nosso programa, o das palhaçadas".
Apesar das sucessivas insistências, Batatinha nunca se desfez. "O António Branco está muito cansado, coitado, com a preparação do programa e não pode mesmo falar".
António Branco não aparece de rosto lavado na imprensa por opção. Há sete anos, Batatinha aparecia na TVI com o objectivo modesto de anunciar desenhos animados. Rapidamente, porém, o modelo de palhaço bem disposto e atabalhoado tinha direito a programa próprio.
No início, António Branco tinha o Companhia como parceiro. Paulo Guilherme trabalhou com ele durante anos, até que uma zanga privada separou-os também no "plateau". Batatoon ainda trabalhou sozinho para a TVI. Nos últimos tempos, tem feito espectáculos pelo país fora e afiança que os miúdos sabem bem quem ele é, e que reclamavam o seu regresso. "Só demorei um pouco porque estiveram a fazer-me uma casa nova".
