Acores Chefe EstadoMaior Forca Aerea diz que Esquadra 711 foi desactivado temporariamente
Corpo do artigo
Lajes, Terceira, 12 Jun (Lusa) - O chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, general Luís Araújo, disse hoje nas Lajes que a "Esquadra 711" dos helicópteros EH101 Merlin e aviões de busca e salvamento, Aviocar, "foi desactivada temporariamente, mas não extinta".
"Foram activados destacamentos aéreos para os helicópteros "EH101 Merlin" e Aviocar "C-212" por um período de dois anos, até ao final de 2008, após o que será efectuada uma avaliação para decidir o rumo a tomar", explicou Luís Araújo.
Segundo o CEMFA, "o conceito de manutenção para os futuros aviões de busca e salvamento C-295, que vão substituir os Aviocar, recomenda que sejam criados destacamentos, mas nós só decidiremos depois da experiência que está em curso".
De acordo com a programação prevista para a substituição dos actuais Aviocar, os novos C-295 "deverão estar disponíveis nos Açores no segundo semestre do próximo ano", adiantou.
Luís Araújo frisou que "para a região virão duas das doze aeronaves encomendadas".
Com a desactivação da "Esquadra 711", denominada Albatrozes, os três helicópteros EH101 Merlin aqui destacados estão dependentes da Esquadra 751 do Montijo e os Aviocar da Esquadra 502 de Sintra.
A Esquadra tinha sido criada em 19 de Outubro de 1993 tendo realizado nas ilhas 447 missões de busca e salvamento, 145 em Aviocar e 302 no Puma.
Luís Araújo garantiu "a permanência dos meios, porque não estando afectos à Base das Lajes de forma orgânica é o comandante da unidade que, por delegação, tem o seu comando e sobre a sua utilização decide".
O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa presidiu às cerimónias das celebrações do 66º. Aniversário da Base Aérea 4 das Lajes.
Na ocasião foi agraciado com a medalha de Mérito Aeronáutico de 1. Classe o comandante do destacamento norte-americano da Base das Lajes, coronel Robert Winston.
A distinção é normalmente atribuída a personalidades que se tenham distinguido em serviços e qualidades pessoais relevantes.
JAS
Lusa/fim