Açores: Chuva Forte provoca 14 inundações em habitações e derrocadas em São Miguel - Protecção Civil
Corpo do artigo
Ponta Delgada, 18 Nov (Lusa) - A chuva intensa que se regista na ilha de São Miguel desde manhã já provocou 14 inundações em habitações, derrocadas e perturbações na rede viária, anunciou hoje o presidente da Protecção Civil dos Açores dos Açores.
António Cunha adiantou à agência Lusa que até ao momento São Miguel foi a ilha mais afectada na região pelo mau tempo, registando-se inundações em habitações dos concelhos da Ribeira Grande (sete casas), Ponta Delgada (cinco) e a Povoação (duas).
"Os bombeiros responderam prontamente às situações e há apenas danos materiais a registar", afirmou António Cunha, acrescentando que "em nenhuma das inundações foi preciso proceder a realojamentos".
Envolvidos nas operações de socorro e auxílio estão um total de 87 bombeiros e 22 viaturas das corporações de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Povoação, indicou.
Também a secretarias regional da Habitação e Equipamentos, com responsabilidades ao nível das intervenções da rede viária, têm no terreno um dispositivo de 200 homens e 12 máquinas pesadas, apoiados por 12 vigilantes da natureza da secretaria regional do Ambiente.
Segundo o Instituto de Meteorologia entre as 9:00 às 18:00 locais choveu cerca de 70 litros só na área da cidade de Ponta Delgada.
O transporte aéreo entre as ilhas também foi afectado devido ao mau tempo, com o cancelamento de três voos da SATA Air Açores, que deixaram em terra 70 passageiros.
Uma fonte da companhia aérea adiantou à Lusa que foram suspensas as ligações entre as ilhas de São Miguel, São Jorge e Terceira e os passageiros afectados deverão chegar ao seu destino final durante o dia de amanhã se as condições meteorológicas melhorarem.
Quanto à operação da SATA Internacional, que liga os Açores ao Continente, decorre normalmente até ao momento, indicou.
A Protecção Civil dos Açores já alertou hoje para um agravamento do estado do tempo, até às 23:00 locais (24:00 no Continente), em sete das nove ilhas, para onde está prevista chuva por vezes forte e possibilidade de trovoada.
O agravamento do estado do tempo deve-se a uma depressão localizada sobre o arquipélago.
RME.
Lusa/fim