Serafim Ferreira, ex-jornalista do JN faleceu, esta madrugada, no hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia.
Corpo do artigo
Serafim Ferreira morreu, vítima de cancro, esta madrugada, no hospital Santos Silva. O funeral, com missa de corpo presente, realiza-se amanhã, quarta-feira, às 15 horas, na Igreja Nova do Candal, concelho de Vila Nova de Gaia. Segue depois para o cemitério de Canidelo.
Nascido na freguesia do Bonfim, a 30 de Julho de 1941 (68 anos), esteve ligado ao JN cerca de 35 anos. Serafim Ferreira entrou na empresa, como estagiário, em 1965 e no ano seguinte foi promovido a repórter. Conquistou o título de redactor em 1970.
Ascendeu a chefe da Secção Desportiva do Jornal de Notícias, em 1978, na qual se destacou, tal como os ex-directores Frederico Martins Mendes e Freitas Cruz, que também se notabilizaram na secção de Desporto do JN.
No final de 1984, Serafim Ferreira liderou a equipa que fundou o jornal “O Jogo”, que saiu para as bancas em Fevereiro de 1985.
Em Outubro de 1992 foi nomeado Chefe do Departamento de Organizações Desportivas, dando curso à grande paixão pelo ciclismo. Deixou o Jornal de Notícias a 31 de Dezembro de 2001.
Serafim Ferreira fica intimamente ligado ao desenvolvimento do ciclismo em Portugal, sendo reconhecido como o homem que conferiu qualidade organizativa à modalidade.
Foi director da Volta a Portugal em bicicleta nos vários anos em que a competição foi organizada pelo Jornal de Notícias. Considerado como "o rosto" da Volta, foi o grande responsável pela internacionalização da principal prova velocipédica nacional.
"O ciclismo perdeu um homem que amava a modalidade. A Federação Portuguesa de Ciclismo lamenta esta perda e endereça as mais sentidas condolências à família enlutada", diz a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Com vasta experiência na organização das provas velocipédicas, foi, também, director dos Grande Prémio JN, Sport Notícias, Grande Prémio "O Jogo" e Volta a Portugal do Futuro.