O presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje, na apresentação dos novos responsáveis das sua equipas de defesa e dos serviços de informação, que confia especialmente nas suas capacidades para gerir a transição no Afeganistão.
Corpo do artigo
Numa cerimónia na Casa Branca, o presidente confirmou que substituiu o secretário da Defesa, Robert Gates, pelo actual director da CIA, Leon Panetta, e que designou o general David Petraeus, comandante das forças internacionais no Afeganistão, como chefe da Central de Inteligência.
Nesta reestruturação, o general David Petraeus é a escolha de Obama para dirigir a CIA e o general John Allen, actual subcomandante do Centcom, vai suceder a Petraeus no comando das forças aliadas no Afeganistão.
Obama também anunciou que o diplomata Ryan Crocker deverá passar a ocupar o cargo de Embaixador para o Afeganistão.
Neste país, "estamos a avançar para uma nova fase, a transferência das responsabilidades de segurança para as forças afegãs, começando a reduzir o número das forças dos EUA, a partir deste verão, e trabalhando numa parceria de longo prazo com os afegãos", disse Obama.
Elogiando os recém nomeados, Obama disse que não pode "pensar num grupo de indivíduos mais qualificados para liderar a equipa de segurança nacional durante este tempo difícil".
Falando depois do discurso do Presidente, o general Petraeus disse que esta "cautelosamente optimista" sobre os progressos no terreno.