As autoridades do Arizona (sudoeste dos Estados Unidos) continuam este domingo a lutar contra as chamas de um enorme incêndio que já obrigou a retirar cerca de três mil pessoas.
Corpo do artigo
Desde terça-feira passada, quando o incêndio começou, o fogo já devorou quase 60000 hectares de terreno e avança, ajudado por ventos fortes, em direção à fronteira do estado do Novo México.
As autoridades do condado de Apache, no nordeste do Arizona e onde se encontram as localidades evacuadas de Greer, Nutrioso e Springerville, assinalaram que é o terceiro maior incêndio já registado no estado.
Pelo menos 1300 efectivos, vários helicópteros e aviões estão a combater as chamas.
"É um fogo muito importante. Com um grande potencial de crescimento", disse o porta-voz da equipa de gestão de emergências do sudoeste dos Estados Unidos, Brad Pitassi, em declarações à cadeia de televisão CNN.
A governadora do Arizona, Jan Brewer, disse no sábado à noite que as chamas "parecem deslocar-se com bastante rapidez", depois de sobrevoar a área ardida.
A principal frente do incêndio tem 48 quilómetros de comprimento, indicou Pitassi, acrescentando que as causas ainda estão a ser investigadas.