O Parlamento grego aprovou esta quarta-feira à tarde o plano de austeridade necessário para a Grécia poder aceder a uma nova parcela da ajuda financeira internacional. Dos 298 deputados presentes, 154 votaram favoravelmente o projecto.
Corpo do artigo
O projecto recebeu o voto favorável de 151 deputados dos 300 que constituem o Parlamento grego exactamente às 13.02 horas locais (14.02 horas em Portugal continetal). Os deputados votaram um a um à medida que ia sendo chamado o seu nome.
A votação decorreu enquanto milhares de pessoas se manifestavam no exterior, tendo, inclusive, sido registados confrontos com a Polícia.
No final da votação, e dos 298 deputados presentes, 154, incluindo uma deputada da oposição de direita, votaram a favor e 138 contra.
Na última cimeira europeia, realizada a 23 e 24 de junho, os líderes da UE prometeram evitar que a Grécia entre em incumprimento, mas condicionaram a ajuda financeira a Atenas a um novo pacote de austeridade de 78 mil milhões de euros, que inclui, entre outros aspectos, aumentos de impostos e uma nova vaga de privatizações.
O novo plano prevê cortes avaliados em 28,4 mil milhões de euros até 2015, e privatizações para angariar 50 mil milhões de euros.