Um microfone ligado durante a apresentação do plano de austeridade do governo italiano permitiu ouvir o titular da pasta da Economia, Giulio Tremonti, a descrever o ministro da Administração Pública, Renato Brunetta, como "maluco" e "cretino". Veja o vídeo.
Corpo do artigo
[youtube:3tpEtValtxw]
O vídeo, divulgado na página da edição digital do jornal "La Repubblica", esta quinta-feira, mostra os comentários críticos de Tremonti ao seu colega da Administração Pública, que foram registados porque o microfone estava ligado enquanto Brunetta expunha, na quarta-feira, alguns pontos do plano de ajustamentos que afectam o sector público.
Tremonti classificava Brunetta como um "cretino" e depois dirigindo-se ao tesoureiro geral do Estado italiano, Mário Canzio, afirmava que as palavras do colega eram "a típica intervenção suicida".
O titular da Economia também se dirigiu ao ministro do Trabalho, Maurizio Sacconi, para corroborar: "Mas tu estás a ouvir o que está a dizer? É maluco." O ministro do Trabalho respondeu que nem sequer estava a seguir a intervenção de Brunetta.
As divergências em matéria económica entre os dois ministros já tinham sido detectadas nos últimos dias com a troca de algumas declarações, mas o vídeo confirma que existe um conflito.
Depois da divulgação do vídeo, o ministro da Administração Pública emitiu uma nota, na qual afirma que "Giulio [Tremonti] abraçou [Brunetta] a pedir desculpas".