Realizaram-se, esta sexta-feira, os primeiros funerais das vítimas dos atentados que na passada semana abalaram a Noruega. O primeiro-ministro norueguês marcou presença no funeral de uma das vítimas.
Corpo do artigo
A cerimónia fúnebre de Bano Abobakar Rashid, uma jovem muçulmana de apenas 18 anos, decorreu na mesquita de Nesodden, no sul de Oslo. De acordo com a Reuters, centenas de pessoas acompanharam, com muita tristeza e emoção, a marcha solene até à secção muçulmana, recentemente inaugurada, do cemitério.
A jovem que perdeu a vida no tiroteio perpetrado na ilha de Utoya, veio para a Noruega em 1996, acompanhada pela família, para fugir aos conflitos armados que atingiam o Curdistão, no Iraque.
O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, esteve presente no funeral da jovem, onde demonstrou a sua solidariedade para com a família das vítimas.
Durante esta sexta-feira, decorreu também o funeral de Ismail Ahmed Haji, de 19 anos. A cerimónia fúnebre, que assinalou um adeus muito sentido ao jovem, realizou-se perto de Hamar, no norte de Oslo.
O jovem, que participou recentemente num programa de talentos, também foi uma das vítimas mortais do tiroteio de Utoya. Era o único, dos três elementos da família que participava no acampamento de Verão da juventude do Partido Trabalhista, a perder a vida.
Nas cerimónias fúnebres, que decorreram esta sexta-feira, não faltaram as rosas vermelhas, adoptadas como símbolo de lembrança de todos os que perderam a vida na passada semana.