
Ofensiva rebelde em Sirte
Goran Tomasevic/REUTERS
Forças rebeldes da Líbia entraram, esta sexta-feira, em grande número em Bali Wanid, um dos últimos bastiões de Muammar Kadafi, enquanto prosseguem os combates em Sirte, cidade que esperam tomar ainda durante o dia.
Forças rebeldes em dezenas de carrinhas abertas com armas pesadas avançaram do norte de Bani Walid para o centro, segundo a agência norte-americana Associated Press.
Na cidade, que fica cerca de 140 quilómetros a sudeste de Tripoli, ouviram-se explosões e intenso tiroteio enquanto os rebeldes combatiam forças leais ao líder líbio.
Um dos rebeldes, Hisham Nseir, disse à AP que a linha da frente em Bali Wanid estava "muito quente e caótica" e que os rebeldes estavam a encontrar forte resistência das forças leais a Kadafi.
O conselho militar rebelde de Misrata indicou entretanto hoje que em Sirte, alvo de uma ofensiva rebelde lançada há 24 horas, os combates já fizeram 11 mortos e 34 feridos entre as forças rebeldes.
Segundo a mesma fonte, novas brigadas rebeldes foram enviadas do sul e oeste do país para Sirte, cidade bastião das forças leais a Kadhafi situada 360 quilómetros a leste da capital.
