Pelo menos 85 polícias de três municípios de Nuevo León, no norte do México, foram detidos este domingo por soldados e agentes da polícia por suspeita de ligações ao crime organizado.
"Os polícias detidos pertencem aos municípios de Linares, Villaldama e Sabinas", disse à agência Efe uma fonte do Conselho de Segurança estatal de Nuevo León, estado do norte do México que faz fronteira com os Estados Unidos.
Em Linares, a segunda maior cidade de Nuevo León, localizada a 120 quilómetros a sul da capital, foram detidos 65 efectivos, enquanto que em Villaldama e Sabinas, no norte, cerca de duas dezenas.
Na última operação registaram-se confrontos entre o pessoal do Exército e alegados criminosos que guardavam uma fazenda usada como armazém de droga nos quais morreram três homens e uma mulher. Pelo menos oito homens armados conseguiram escapar à ofensiva.
Na semana passada, as autoridades detiveram cerca de 250 polícias e chefes de corporações de municípios de Nuevo León, dos quais mais de 35 já se encontram na prisão por terem vínculos a cartéis de crime organizado.
Estas acções sucedem numa altura em que o cartel "Los Zetas" e o do Golfo disputam o controlo do estado, onde foram reportados, em 2010, 1.418 homicídios violentos, segundo dados publicados hoje pelo diário "Reforma".
Nuevo León, a par com os estados de Chihuahua, com um total de 1.567 homicídios violentos, Guerrero, com 1.348 casos, e Sinaloa, com 1.080, representa 54 por cento das 10.022 mortes atribuídas a organizações criminosas entre Janeiro e Setembro,
