Seif al-Islam, filho do antigo ditador líbio Muamar Kadafi, foi este sábado detido no sul do país, de acordo com o ministro da Justiça e dos Negócios Humanos do Conselho Nacional de Transição.
Corpo do artigo
Al-Islam foi detido com dois companheiros e terá decidido entregar-se sem oferecer resistência.
Contudo, o jornal espanhol "La Vanguardia" , na sua edição online, referia que Seif al-Islam foi entregue pelos tuaregues a troco de uma caravana com alimentos. O mesmo jornal adiantava que dois membros dos serviços secretos franceses tiveram um papel importante nesta operação.
Desde a queda do regime de Kadafi que o paradeiro Seif al-Islam era desconhecido. O segundo filho do ex-líder líbio foi detido perto da cidade de Obari, a 800 quilómetros a sul de Tripoli e transportado para Zintan.
O primeiro-ministro interino da líbia, Abderrahim al Kib, que considera este um "momento histórico", garantiu já que Seif al-Islam será tratado como "um prisioneiro de guerra".
O filho do antigo ditador tem pendente sobre ele um mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) a 27 de Junho por crimes contra a Humanidade. Em Outubro, Seif al-Islam manteve contactos com o TPI através de intermediários sobre uma eventual rendição.
O procurador-geral do TPI, Luis Moreno Ocampo, já contactou as autoridades líbias para garantir "uma solução conforme com a lei" para Seif al-Islam Kadhafi.