
A bandeira da Palestina será hasteada na sede da UNESCO, em Paris, na terça-feira, dia 13 de Dezembro, formalizando a admissão do território como membro de pleno direito, divulgou, esta quarta-feira, a organização.
Corpo do artigo
A cerimónia irá contar com a presença da directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, do presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, e do ministro dos Negócios Estrangeiros palestiniano, Riad Maliki, indicou ainda a organização, em comunicado.
A Autoridade Palestiniana foi admitida como membro de pleno direito da UNESCO no passado dia 31 de Outubro.
Uma maioria dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura votou favoravelmente o pedido de adesão da Palestina.
Entre os países que votaram favoravelmente estiveram a Índia, a China e vários países latino-americanos.
Estados Unidos, Alemanha e Canadá, entre outros, votaram contra. Portugal absteve-se.
A admissão foi oficializada em 23 de Novembro, dia em que os responsáveis palestinianos assinaram e aceitaram os princípios da Constituição da UNESCO.
A entrada da Autoridade Palestiniana desencadeou reacções imediatas por parte de alguns Estados-membros, como foi o caso dos Estados Unidos, que anunciaram, poucas horas depois da admissão, a suspensão total da sua contribuição financeira para a UNESCO.
