
Cerca de 14 quilos de um pó branco que a polícia de Nova Iorque acredita ser cocaína foram enviados na semana passada para a sede das Nações Unidas, através de falsas "malas" diplomáticas da organização internacional.
Corpo do artigo
Com o logótipo da ONU, mas mais pequenos e num material diferente do que os normalmente usados pela organização, os dois sacos vieram da América Latina, provavelmente do México, e estavam apenas endereçados à organização, segundo disse hoje à imprensa o chefe da segurança da ONU, Greg Starr.
Interceptados pelos serviços de segurança da ONU, os sacos foram entregues por um serviço de correio expresso e não tinham nenhum destinatário específico dentro da sede da organização.
A descoberta foi entregue à agência norte-americana anti-droga (DEA) e à Polícia de Nova Iorque e a missão norte-americana junto das Nações Unidas colocada ao corrente da invulgar situação.
De acordo com o Secretariado da ONU, ainda decorrem investigações sobre o episódio.
Questionado sobre a explicação da Polícia para o sucedido, Greg Starr afirmou que até agora o mais plausível é que os sacos tenham sido enviados por engano.
A ONU tomou a iniciativa de divulgar informação sobre o caso e mostrar fotografias dos sacos só depois da apreensão ser noticiada no blogue de um jornalista, Matthew Lee.
