Mitt Romney venceu de forma folgada as eleições primárias republicanas na Florida, o maior e mais diverso Estado a votar até agora, e reforçou a liderança na corrida à nomeação para defrontar Barack Obama em Novembro.
Corpo do artigo
Mitt Romney registava 47% dos votos, apurados os resultados em três quartos das mesas, confortavelmente à frente dos 32% de Newt Gingrich, que venceu as anteriores primárias, na Carolina do Sul.
Reagindo aos resultados na sua sede de campanha, Mitt Romney defendeu que uma eleição primária "competitiva" como a da Florida "não divide" os republicanos e concentrou-se em atacar a "falta de liderança" do presidente Barack Obama.
"Esta eleição é sobre restaurar a grandeza da América. Se acham que as desilusões dos últimos anos são um desvio e não destino, peço o vosso voto", disse o ex-governador do Massachusetts, que se proclamou "preparado para liderar o partido e a nação".
Mitt Romney definiu como prioritária a diminuição do governo e corte da despesa pública, acusando o presidente democrata de fazer o contrário. "Juntos vamos começar uma nova América onde Esperança é um emprego e um salário não uma palavra num autocolante gasto num para-choques", disse, aludindo ao lema da campanha de Obama em 2008.
"Será uma campanha de dois candidatos"
A vitória de Mitt Romney acabou por ser mais confortável do que indicavam as sondagens, que em média apontavam para um resultado final em torno de 41%.
Para a subida terá sido decisiva a prestação amplamente elogiada por analistas políticos nos debates televisivos e também uma intensa campanha publicitária na televisão, para o que Mitt Romney conta com abundantes recursos financeiros.
Na sua sede de campanha, Newt Gingrich afirmou que os resultados na Florida tornam claro que ele esta "será uma campanha de dois candidatos: o conservador e o moderado do Massachussetts".
"Vamos ter o poder do povo a derrotar poder do dinheiro", afirmou o ex-líder da Câmara dos Representantes.
Com os seus apoiantes exibindo cartazes a lembrar que ainda há "46 estados até ao final" da corrida, Newt Gingrich assegurou que vai disputar todas as primárias e que chegará à Convenção Nacional Republicana, em Agosto, como nomeado.
Depois da Florida, as primárias prosseguem já no próximo sábado, com os "caucus" eleitorais do Nevada e Maine.