
O militar com uniforme afegão disparou contra membros da NATO
JOHANNES EISELE/AFP
Dois soldados da NATO foram mortos a tiro, esta segunda-feira, por um homem vestido com um uniforme militar afegão, no sul do Afeganistão. O atirador foi morto em seguida pelas forças da coligação.
Corpo do artigo
Um militar com uniforme afegão disparou, esta segunda-feira, contra dois soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Lashkar Gah, no sul do Afeganistão. "Um militar do exército afegão virou a sua arma contra membros de serviço da força internacional de assistência de segurança no sul do Afeganistão, matando dois", explicou um porta-voz da ISAF, major Jason Waggoner.
O porta-voz adiantou que o agressor foi morto pelas forças da coligação.
O incidente aconteceu dentro de uma base norte-americana com funcionários civis e militares que trabalham na reconstrução de Lashkar Gah, a principal cidade na província de Helmand. A nacionalidade das vítimas não é conhecida.
A ISAF adiantou que será feita uma investigação afegã em conjunto com a NATO sobre este caso.
O major Jason Waggoner lembrou ainda que os assassinatos de militares estrangeiros por soldados afegãos têm aumentado nos últimos meses.
Esta é a mais recente ação de uma série de ataques das forças afegãs contra tropas internacionais e vem acentuar a tensão entre as duas forças. A morte de 17 civis por um soldado norte-americano, no início de março, foi a situação mais marcante desta realidade.
