
O rei de Espanha, Juan Carlos, confundiu, esta quinta-feira, o cargo ocupado por Dmitri Medvedev, tratando-o por "senhor presidente", mas emendando rapidamente para "senhor primeiro-ministro".
Corpo do artigo
Juan Carlos está na capital russa para receber das mãos do presidente Vladimir Putin o Prémio de Estado da Rússia por grandes êxitos na atividade humanitária em 2010.
Vladimir Putin foi presidente da Rússia entre 2000 e 2008, tendo sido substituído no cargo por Dmitri Medvedev. Em 2004, Medevev foi para o Kremlin e ocupou o cargo de presidente até 2008, enquanto Putin dirigiu o Governo russo. Em maio passado, Medvedev e Putin trocaram de cargos.
Antes do encontro com Vladimir Putin, o monarca teve uma reunião com o primeiro-ministro russo.
Dmitri Medvedev começou por dar os parabéns ao rei pela vitória da seleção espanhola no Euro 2012. "Gostaria de felicitar uma vez mais ao senhor e a todo o povo de Espanha pela atuação brilhante no Campeonato da Europa de Futebol e pelo êxito fantástico de terem conseguido o que nunca foi conseguido na história: a Espanha é campeã do mundo e duas vezes campeã da Europa. Não vou dizer mais nada, porque todo o resto é muito triste para os nossos adeptos", declarou Medvedev.
Segundo a agência Interfax, o rei de Espanha respondeu: "Muito obrigado, senhor presidente, senhor primeiro-ministro, peço desculpa".
Esta 'gaffe' do monarca espanhol não é a primeira cometida por ele na Rússia. Em 2006, Juan Carlos I foi acusado de ter abatido, durante uma caçada, um urso previamente "preparado" com vodka.
Em abril passado, Juan Carlos teve de pedir desculpa pública por ter participado numa caçada a elefantes no Botsuana.
Nesta visita à Rússia, o rei espanhol está acompanhado de empresários, entre os quais gerentes da empresa de construção civil FCC, bem como de companhias como a Tecnicas Reunidas, Iberdrola, Repsol, Maxam, Talgo, ADIF.
