O avião do chefe do Estado-maior do exército norte-americano foi atingido no solo por um "rocket" disparado contra a base norte-americana de Bagram, no Afeganistão, revelou o exército dos Estados Unidos.
Corpo do artigo
Segundo o exército, o ataque provocou dois feridos entre os soldados norte-americanos.
Os prejuízos causados no aparelho levaram o general Martin Dempsey, chefe do Estado-maior do exército norte-americano, a utilizar outro aparelho para deixar o Afeganistão, após uma visita de dois dias ao país, declarou o coronel Dave Lapan, seu porta-voz.
Dois "rockets" foram disparados durante a madrugada contra o aeroporto de Bagram, a maior base aérea militar do país, e um deles atingiu o avião do general Dempsey, referiu a mesma fonte.
O avião, um C-17, estava na placa, ao lado de outras aeronaves, acrescentou o porta-voz, precisando que dois soldados norte-americanos, responsáveis pela manutenção das aeronaves em Bagram, ficaram feridos no ataque.
O ataque não chegou a ameaçar a segurança do general Dempsey e da sua equipa, que dormiam quando se deu o incidente, indicaram outros oficiais.
O chefe do Estado-maior norte-americano chegou no domingo ao Afeganistão para se reunir com responsáveis militares norte-americanos, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e do Afeganistão, essencialmente devido ao aumento substancial de ataques das forças afegãs contra os seus aliados da NATO.
Os disparos de "rockets" contra as bases militares da NATO no país são bastante frequentes.