
Mais de 30 pessoas foram identificados pelas autoridades e 29 ficaram feridas em tumultos, depois de milhares de jovens terem respondido ao convite para uma festa de aniversário, enviado por engano, através Facebook, na Holanda.
Corpo do artigo
Entre três e quatro mil pessoas compareceram na cidade de Haren, em resposta a um convite para uma festa de aniversário que uma adolescente enviou por engano para milhares de contactos através da rede social Facebook.
A concentração acabou com confrontos entre a polícia e os jovens, que atiraram bicicletas, garrafas, pedras e petardos, ao que a polícia respondeu com gás lacrimogéneo e bombas de fumo.
Um total de 34 pessoas foram interpeladas e serão acusadas de "desordem pública" mas a polícia tem imagens da concentração e poderão ainda ter lugar outras detenções e processos judiciais, segundo a mesma fonte. Entre os 29 feridos sem gravidade estão três polícias.
Cerca das 03.00 horas (02.00 horas em Portugal continental), a polícia conseguiu dispersar a concentração de jovens, que danificaram montras e garagens, saquearam um supermercado e destruíram sinais de trânsito e postes de iluminação.
A Câmara de Haren (localidade de cerca de 18 mil habitantes) desafiou na sua página eletrónica os munícipes a apresentar denúncias e a entregar fotografias ou vídeos que permitam responsabilizar os autores dos danos.
Methe, a adolescente que queria celebrar "doces 16 anos" na sexta-feira com alguns amigos e familiares, deu-se conta esta semana de que o convite, em que tinha colocado a sua morada e todos os dados para chegar à casa, tinha sido enviado por equívoco para milhares de utentes do Facebook, que por sua vez o distribuíram na rede social, incentivando desconhecidos a aparecerem na festa.
Na sexta-feira cerca de 10 mil jovens declaravam no Facebook que tencionavam comparecer na festa.
"Quando a minha filha me explicou o que estava a acontecer, embora já tarde, avisámos as autoridades", disse o pai da adolescente na rádio pública Rádio1, lançando um apelo aos pais para que "mantenham os seus filhos em casa, para evitar que isto acabe mal".
Após o aviso da família, as autoridades locais decretaram o estado de alerta para poder fazer face à situação.
Apesar de a festa ter sido anulada, entre três e quatro mil pessoas apareceram na localidade, que viveu um cenário parecido ao que se descreve no filme "Project X", no qual uma festa com milhares de participantes convocada nas redes sociais acaba fora de controlo.
Já no ano passado, 1400 pessoas apareceram numa festa de aniversário de uma adolescente na Alemanha, também convocada pelo Facebook, mas não houve incidentes.
