
Atenção desempregados e candidatos à emigração: a monarquia britânica abriu concurso para a contratação de uma empregada de limpeza interna para prestar serviços em Buckingham Palace. O salário anual é de 17700 euros mais benefícios não especificados, para uma jornada de 40 horas semanais.
Corpo do artigo
Não é para desanimar, mas a selecionada não vai ter tarefa fácil, seja em Buckingham Palace, seja em qualquer das outras residências reais onde é suposto que também dê o "corpo ao manifesto". Polir as jóias, arrumar os quartos e manter os armários organizados são algumas das tarefas previstas.
Se fosse apenas limpar o pó aos móveis e ao mobiliário antigo, servir bandejas com chá e "scones", dar lustro às pratas e jóias, ou pegar a roupa suja e mandá-la para lavar, a "coisa" bem ia.
Só que o volume de tarefas em previsão é bem mais complexo. Fica logo bem claro que a pessoa a contratar será responsável por uma "limpeza de qualidade" dos aposentos reais da família real, suites dos convidados, apartamentos, vestiários, acomodações do pessoal e repartições oficiais, escadarias e corredores.
O anúncio não deixa de ir ao pormenor do conjunto de tarefas que deverão ser executadas, como, por exemplo, "a manutenção de tapeçarias e superfícies duras, instalações e acessórios, móveis em geral e móveis antigos, tapetes, cortinas, objetos de arte, quadros, espelhos, vidros internos e artigos em prata e cobre.
Haverá, ainda, que cuidar dos aposentos, fazer as camas, cuidar das joias, limpar as casas de banho, ajudar os convidados a vestir caso seja necessário, organizar o serviço de bandejas de chá e pequeno-almoço.
Exige-se do candidato, além de uma capacidade de "limpeza de qualidade", "possuir boa capacidade de gestão do tempo, ser capaz de dar prioridade às tarefas, ser de confiança e pontual. Deve ser meticuloso, com uma atenção especial ao pormenor, e deve proporcionar os mais altos "standards" de serviço e atenção". E não deve deixar de oferecer, também, uma "disposição amistosa, amável e acessível, além, é claro, de saber manter a confidencialidade".
Dormida e comida estão garantidas sob o teto da família real, embora sejam devidamente descontadas do salário. O candidato deverá estar pronto para trabalhar fora de Londres pelo menos durante o período de três meses e pode contar com trabalho aos fins-de-semana.
Se não era bem isto que o leitor gostava de fazer em Buckingham Palace e se tem outras ambições no que concerne aos serviços a prestar a suas majestades, então não perca outras oportunidades de trabalho que o "site" da monarquia britânica tem sempre em oferta.
