
Passado que está o susto com o furacão "Sandy" e a apenas cinco dias das eleições, os dois candidatos às presidenciais americanas concentram as atenções nos eleitores indecisos e nos "swing states".
Corpo do artigo
Uma sondagem ontem publicada pelo Washington Post/ABC mostra que oito em cada 10 eleitores considera que a atuação de Barack Obama durante a passagem do furacão foi "boa" ou "excelente".
O presidente recandidato retomou esta quinta-feira a campanha eleitoral. Em Green Bay, Wisconsin, disse: "Quando acontecem desastres, vemos a América no seu melhor. Não há democratas ou republicanos durante a tempestade. Só americanos".
Quanto a Mitt Romney, tem recusado falar aos jornalistas sobre as suas declarações anteriores a propósito do FEMA (Proteção Civil Nacional), que, segundo ele, deveria passar para a responsabilidade dos estados.
Com o aproximar do dia das eleições, os dois candidatos apontam baterias aos indecisos e ao voto antecipado. Até terça-feira, mais de 17 milhões de americanos tinham já votado, segundo um estudo da Universidade George Manson. Quanto aos indecisos, um estudo da Gallup do dia 18 de outubro, apontava para entre 4% a 8%.
Na semana passada, o candidato democrata falou ao telefone com nove mil eleitores dos "swing states" (estados indecisos) que ainda não sabiam em que irão votar.
Há ainda a ter em conta os imigrante ilegais, que, apesar de não poderem votar, muitos querem que Obama seja reeleito, segundo a "BBC Brasil". Nos últimos quatro anos, os EUA expulsaram 1,5 milhões de imigrantes. v
