
General Petraeus e Paula Broadwell conheceram-se em 2006. Broadwell escreveu a sua biografia
www.paulabroadwell.com
O caso extraconjugal que, esta sexta-feira, levou à demissão do diretor da CIA, o general David Petraeus, foi descoberto por acaso durante uma inquirição do FBI, que investigava o e-mail da mulher que afinal era sua amante.
Se, nos Estado Unidos, a tolerância para com um caso extraconjugal de uma figura política é muito pouca, quando envolve o líder dos espiões da mais importante agência secreta do país o escândalo ganha contornos mais carregados: um "affair" pode tornar o envolvido vulnerável a uma chantagem que o pode levar a revelar informação sensível.
E não deixa de ser irónico que o diretor da CIA, guardiã de alguns dos mais importantes segredos de Estado norte-americano, não tenha conseguido proteger o seu segredo pessoal, uma relação fora do casamento, que teve que assumir publicamente e que o levou à demissão do cargo que ocupava desde agosto de 2011.
Foi no decorrer de uma investigação do FBI, iniciada há meses e em que Petraeus não era suspeito, que o caso com Paula Broadwell foi descoberto. A agência criminal norte-americana investigava a conta de e-mail da mulher de 40 anos, depois de uma outra mulher, cujo nome não foi revelado, se ter queixado de estar a ser alvo de ameaças por e-mail. Paula era a acusada.
No decurso da investigação, revelou o "The New York Times", os agentes tiveram uma surpresa que os deixou "perplexos": um conjunto de e-mails trocados entre Petraeus e Paula, que mostravam que a veteran do exército, para além de ter escrito a sua biografia, era amante do diretor da CIA.
Há duas semanas, Petraeus foi confrontado com o caso. Já depois das eleições desta terça-feira, falou com Obama, que não quis correr o risco do escândalo ser divulgado de forma descontrolada. O general vai ser substituído interinamente pelo seu adjunto, Mike Morrell.
Uma mulher de sucesso
A mulher apontada como sendo a amante de Petraeus, Paula Broadwell, tem 40 anos, é casada, tem dois filhos, e escreveu, em co-autoria, uma biografia do general, que lhe deu amplo acesso para investigar a sua vida. Teve sempre um percurso de sucesso: melhor aluna no liceu, melhor na academia militar onde se formou e é, hoje em dia, investigadora em Harvard.
[youtube:XIw5MN2uZbw]
Um general que era uma estrela
Casado há 37 anos, David H. Petraeus, 60 anos, era a mais admirada figura militar nos EUA da última década, e umdas mais condecoradas. General de 4 estrelas, saltou para o estrelato depois de liderar com sucesso as forças militares dos EUA no Iraque e Afeganistão. Em 2006, conheceu Paula Bradwell, para quem se tornou um mentor, primeiro e, amante, depois. Era diretor da CIA há 14 meses.
