O casamento homossexual é legal no Estado norte-americano do Maine a partir deste sábado e será também no Maryland a partir de 1 de janeiro, depois de os eleitores terem votado a favor da medida.
Corpo do artigo
Mais de uma dezena de casais homossexuais concentraram-se na noite de sexta-feira em frente à Câmara Municipal de Portland, no Maine, para obterem as suas licenças a partir das 0 horas e oficializarem a sua união.
Os eleitores do Maine deram luz verde à legalização do casamento homossexual em novembro, o que tornou este Estado, bem como o de Washington, onde a lei já está em vigor, e do Maryland, nos primeiros a legalizar o casamento homossexual através do voto popular.
O casamento homossexual já é legal nos Estados norte-americanos de Nova Iorque, Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e no distrito de Columbia.
No Maine, o casamento homossexual já foi autorizado, mas um referendo tornou-o novamente ilegal há três anos. Os apoiantes do casamento entre pessoas do mesmo sexo avançaram então com uma petição, conseguindo reunir assinaturas suficientes para garantir um novo referendo, que resultou na legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.