Viveram-se momentos dramáticos, este sábado de manhã, em Pamplona, Espanha. Em mais uma tradicional largada de touros das festas de San Fermin, um dos portões de madeira da praça taurina fechou-se e estreitou o acesso. A multidão acabou por se acumular e formar um "muro" humano que bloqueou a passagem dos touros. Há 23 feridos, um em estado muito grave.
Corpo do artigo
[youtube:90cigLZ6LKM]
O acesso à praça de touros de Pamplona converteu-se, este sábado de manhã, numa "ratoeira", segundo o jornal "El Mundo". Após mais uma tradicional largada de touros das festas de San Fermin, um dos portões de acesso à arena da praça taurina fechou-se involuntariamente entre o rebuliço da multidão em fuga, encurtando a passagem.
Sucederam-se as quedas. Dezenas de pessoas amontoaram-se e, entre pisadelas e empurrões, todos tentavam escapar à fúria dos touros, que embateram naquele muro de gente. Muitos tentaram puxar os que estavam caídos, presos e amontoados, num cenário dramático e de aflição.
Um total de 23 pessoas foram hospitalizadas (16 já tiveram alta). Entre os feridos está um espanhol de 19 anos, em estado muito grave, com um traumatismo torácico e síndrome de asfixia. O jovem está internado na unidade de cuidados intensivos.
Um outro paciente, irlandês, de 28 anos, também apresenta síndrome de asfixia, mas de menor gravidade.
As autoridades locais já reuniram para tentar perceber as razões do incidente.