
Cerca de três mil voos foram cancelados na quinta-feira nos Estados Unidos devido à tempestade de neve que atingiu o nordeste do país, acompanhada de ventos fortes e temperaturas negativas.
Corpo do artigo
Nova Iorque, Nova Jersey, Pensilvânia e parte de Nova Inglaterra estão sob um alerta de tempestade de inverno que vigora até ao meio-dia de sexta-feira.
De acordo com o "FlightAware.com", portal especializado que monitoriza o tráfego aéreo, mais de 500 voos foram cancelados nos aeroportos nova-iorquinos. O aeroporto internacional de Boston também foi afetado, tendo sido anunciada a suspensão de todas as partidas na quinta-feira pelas 20.30 horas (1.30 de sexta-feira em Portugal continental). Foram ainda cancelados mais de 600 voos previstos para hoje em Nova Iorque e em Boston e cerca de 900 em todo o país.
Segundo as previsões meteorológicas, em Nova Iorque, a temperatura deve baixar na noite de sexta-feira para sábado até aos 13 graus negativos, os quais vão parecer 23 graus negativos, devido ao vento, ao passo que a neve deverá atingir uma altura de até 20 centímetros.
A tempestade de neve em Nova Iorque figura como o primeiro teste para o novo 'mayor' - Bill de Blasio - que assumiu funções na passada quarta-feira.
"Estamos prontos!", afirmou na quinta-feira, em declarações prestadas em conferência de imprensa, citadas pela agência AFP.
Em Boston, onde a neve também caiu com abundância esta quinta-feira, a o termómetro deve descer até aos 21 graus negativos. Para esta sexta-feira, o presidente da câmara de Boston, Thomas Menino, ordenou o encerramento das escolas públicas.
O governador do estado de Nova Jersey, Chris Christie, declarou estado de emergência, à semelhança do que fez Andrew Cuomo no estado de Nova Iorque, sendo que este último anunciou ainda o encerramento de três vias rápidas, incluindo a de Long island, onde foi emitido um aviso de nevão.
O governador de Nova Iorque ativou também o Centro Estadual de Operações de Emergência devido ao mau tempo.
A tempestade de neve afeta uma região com cerca de 100 milhões de habitantes.
