Uma mulher canadiana em morte cerebral desde finais de dezembro foi mãe de um rapaz durante o fim de semana, através de cesariana, antes de ser desligada dos aparelhos de suporte de vida.
Corpo do artigo
"No sábado à noite, o meu incrível e maravilhoso filho Iver Cohen Benson nasceu (...). No domingo, infelizmente, tivemos de dizer adeus à mais maravilhosa e corajosa mulher que alguma vez conheci", escreveu, segunda-feira à noite, o marido da paciente, Dylan Benson, no seu blogue e na sua página pessoal na rede social Facebook.
O caso desta família emocionou a opinião pública no Canadá e desencadeou uma onda de solidariedade em redor deste homem de 32 anos que decidiu divulgar a sua situação pessoal e lançar um apelo para donativos através de um blogue.
Na Internet, Dylan Benson explicou que a sua mulher, Robyn Benson, também de 32 anos, foi vítima de uma hemorragia cerebral no dia 21 de dezembro, quando estava grávida de 22 semanas.
A mulher foi desde então mantida em coma assistido na unidade de cuidados intensivos do hospital de Victoria, na província da Columbia-Britânica (oeste).
Inicialmente, os médicos tinham planeado manter as funções vitais de Robyn Benson até à 34.ª semana de gestação, antes de realizar uma cesariana.
Mas, o bebé acabou por nascer no sábado à noite, após 28 semanas de gestação.
O hospital preferiu não comunicar qualquer pormenor sobre o caso de Robyn Benson.
Na última mensagem online, Dylan Benson divulgou uma fotografia onde aparece na unidade de cuidados intensivos com o filho nos braços.
"Imensamente triste, mas incrivelmente orgulhoso", escreveu o canadiano de 32 anos.
Esta terça-feira, os donativos no blogue de Dylan Benson ultrapassavam os 152.000 dólares canadianos (cerca de 103.009 euros).